Quem é o mediador de leitura?

A mediação de leitura é partilha, um convite à leitura e um exercício de comunicação consigo, com o outro e com o mundo. Na mediação, o livro é o objeto central. As práticas e ações mediacionais têm caráter crítico, pedagógico, dinâmico e dialógico. Trata-se de um processo de interação entre o leitor, o texto, o mediador e o outro e construção de sentidos. É o mediador de leitura o responsável pela aproximação e pelo encontro entre o livro e o leitor.

O mediador de leitura é aquele que está com o leitor e com o livro, não entre eles. Pode ser o educador, bibliotecários, agentes de leitura, pais, mães ou qualquer leitor que acredita no poder da leitura e que facilita sua recepção. O mediador é quem vai provocar os leitores, promover reflexões, problematizar a experiência de leitura, relacionar os textos literários com a vida, instigar viagens fictícias e fazer a ponte.

Ser um mediador requer dedicação, disponibilidade, afetividade, gratuidade e conhecimentos sobre literatura e livros. O mediador de leitura caracteriza-se por ser um leitor crítico e um alguém que gosta de comunicar-se, que acredita no potencial de mudança da leitura e que compreende as diferentes fases do leitor.

A ação mediacional precisa ser planejada, com antecedência, como se fosse um projeto. Além disso, é necessário escolher textos adequados; ler previamente os textos; organizar a ambiência; expor livros e demais materiais de leitura de maneira atrativa; estimular a interação com as obras e a temática em questão; conversar informalmente com os participantes; elaborar dinâmicas criativas; utilizar o livro no momento da leitura, gerando familiaridade; relacionar a leitura a outras linguagens; ler em voz alta, com boa entonação; dar autonomia e liberdade aos leitores compartilharem leituras, associações e posicionamentos; e, respeitar as contribuições de todos.

No curso “Infâncias e leitura: A leitura como vínculo, prazer e aprendizado”, pude compreender-me melhor enquanto mediadora de leitura a partir de um questionário que compartilho com vocês abaixo:

Que tipo de mediador sou eu?

Em que espaços eu atuo?

Quem são os leitores que acompanho?

Quais leituras que proponho?

Quais são os desafios que enfrento como mediador?

Quais são minhas referências para construir minha biblioteca?

Quais critérios utilizo para a escolha de leituras?

Quais são minhas fontes de referências e atualização?

Deixe um comentário